Os Sistemas Educativos
A sociedade atual, também chamada de "sociedade do conhecimento", mostra-nos que existem grandes mudanças em vários aspetos, espaços sociais económicos e produtivos.
Assim,
o conhecimento é o principal fator de produção e interfere diretamente no desenvolvimento
da sociedade.
O
desenvolvimento tecnológico levou a mudanças no modo de comunicar e nos fluxos de
informação.
A
inovação dos sistemas tornou-se uma vantagem competitiva, tornando a sociedade mais
capaz de dar resposta a melhores condições para inovar. As novas tecnologias permitem
uma rapidez na informação e no crescimento de uma sociedade/organização.
Ao
governo, são atribuídos novos papéis: fomentar a pesquisa científica como
processo criador do conhecimento e garantir a inclusão e o acesso da população
às novas tecnologias. A Educação e os sistemas educativos têm então, um papel
fundamental na sociedade, preparar os cidadãos para “a inovação inerente ao progresso
tecnológico, com capacidade de evolução e de adaptação a um ambiente de
constante mudança” (Ramos,
2007), assim como a formação ao longo da vida, sendo um alicerce do desenvolvimento
económico de cada país.
Segundo
a Lei de Bases do Sistema Educativo Português, entende-se “O sistema educativo
é o conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação, que se exprime
pela garantia de uma permanente ação formativa orientada para favorecer o desenvolvimento
global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade (art.º
1, ponto 2). O sistema educativo desenvolve-se segundo um conjunto organizado
de estruturas e de ações diversificadas, por iniciativa e sob responsabilidade
de diferentes instituições e entidades públicas, particulares e cooperativas”
(art.º1, ponto 3).
Não
é possível estudar a educação desligada das evoluções sociais. A educação é
produto de uma história de sociedade e ao mesmo tempo constitui-se como
estruturante do seu futuro. (Ramos, 2007) O sistema educativo tem, pois, por
missão explícita ou implícita, preparar cada um para este papel social” Jacques
Delors (2000)
"Caberá
aos sistemas educativos encaminhar a educação e a sociedade no sentido de ambas
convergirem nos interesses que as unem e minimizarem as distâncias que as
afastam" Na verdade também acredito que o conhecimento é poder. Poder e
responsabilidade. O relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre
Educação para o séc. XXI (2006) apresenta a necessidade de uma escola aberta
que integre a ideia de uma comunidade educativa com projeção social de forma a
possibilitar a formação cívica nos domínios da responsabilidade, da
solidariedade, e do respeito pelos outros.
O
desafio é mesmo assumir a tal relação que se quer dialética entre a sociedade e
a educação em que ambas se alimentam uma da outra numa relação mutualista e
profícua. A dialética e a "alimentação" que tem de
existir nestes sistemas educativos é muito importante!
Os
sistemas educativos estão a ser pressionados de várias formas, nomeadamente a
heterogeneidade do público que gravita nas escolas e a necessidade de
incrementar regras que devem ser comuns a todos. Para além disso, os Sistemas
Educativos não têm sabido dar respostas cabais às enormes discrepâncias
produzidas entre o desenvolvimento económico e o não correspondente desenvolvimento
humano. As diferenças têm gerado desigualdades entre Estados, logo o ritmo de
desenvolvimento não é semelhante em todos os países.
O
grande desafio dos Sistemas Educativos atuais é o de propiciar as ferramentas
necessárias para uma aprendizagem ao longo da vida, onde o indivíduo potencie
as suas capacidades e encontre o seu lugar como construtor da sociedade onde
está inserido, sendo um cidadão ativo e participativo na sua comunidade.
CALLE, D. A., G.; DA SILVA, E. (2008). "Inovação no contexto da sociedade do conhecimento", in Revista TEXTOS de la CiberSociedad, Nº 8 -Temática Variada (Características da sociedade do conhecimento).
DELORS, J. (Coord.) (2005). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório
para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (9.ª
Edição). Porto: Edições Asa.
RAMOS, C. (2001). "Tendências evolutivas das sociedades contemporâneas", in Os processos de autonomia e descentralização à luz das teorias de regulação social: o caso das políticas públicas de Educação em Portugal (Tese de Doutoramento). Monte de Caparica: FCT/UNL.
RAMOS, C. (2007). Aspetos contextuais
dos Sistemas Educativos. Lisboa: Universidade Aberta.
UNESCO.
(2001). UNESCO - Educação. Obtido em 05 de 04 de 2012, de UNESCO -
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura | Comissão
Nacional da UNESCO - Portugal: http://www.unesco.pt/cgi-bin/educacao/programas/edu_programas.php
UNESCO, E. M. (Ed.). (2007). Education
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França: Conselho Editorial da UNESCO no Brasil - Comité para a área da
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