quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tema I - Mutações Sociais e Sistemas Educativos

Os Sistemas Educativos



A sociedade atual, também chamada de "sociedade do conhecimento", mostra-nos que existem grandes mudanças em vários aspetos, espaços sociais económicos e produtivos.

Assim, o conhecimento é o principal fator de produção e interfere diretamente no desenvolvimento da sociedade.

O desenvolvimento tecnológico levou a mudanças no modo de comunicar e nos fluxos de informação.

A inovação dos sistemas tornou-se uma vantagem competitiva, tornando a sociedade mais capaz de dar resposta a melhores condições para inovar. As novas tecnologias permitem uma rapidez na informação e no crescimento de uma sociedade/organização.

Ao governo, são atribuídos novos papéis: fomentar a pesquisa científica como processo criador do conhecimento e garantir a inclusão e o acesso da população às novas tecnologias. A Educação e os sistemas educativos têm então, um papel fundamental na sociedade, preparar os cidadãos para “a inovação inerente ao progresso tecnológico, com capacidade de evolução e de adaptação a um ambiente de constante mudança” (Ramos, 2007), assim como a formação ao longo da vida, sendo um alicerce do desenvolvimento económico de cada país.

Segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo Português, entende-se “O sistema educativo é o conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação, que se exprime pela garantia de uma permanente ação formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade (art.º 1, ponto 2). O sistema educativo desenvolve-se segundo um conjunto organizado de estruturas e de ações diversificadas, por iniciativa e sob responsabilidade de diferentes instituições e entidades públicas, particulares e cooperativas” (art.º1, ponto 3).

Não é possível estudar a educação desligada das evoluções sociais. A educação é produto de uma história de sociedade e ao mesmo tempo constitui-se como estruturante do seu futuro. (Ramos, 2007) O sistema educativo tem, pois, por missão explícita ou implícita, preparar cada um para este papel social” Jacques Delors (2000)


"Caberá aos sistemas educativos encaminhar a educação e a sociedade no sentido de ambas convergirem nos interesses que as unem e minimizarem as distâncias que as afastam" Na verdade também acredito que o conhecimento é poder. Poder e responsabilidade. O relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o séc. XXI (2006) apresenta a necessidade de uma escola aberta que integre a ideia de uma comunidade educativa com projeção social de forma a possibilitar a formação cívica nos domínios da responsabilidade, da solidariedade, e do respeito pelos outros.

O desafio é mesmo assumir a tal relação que se quer dialética entre a sociedade e a educação em que ambas se alimentam uma da outra numa relação mutualista e profícua. A dialética e a "alimentação" que tem de existir nestes sistemas educativos é muito importante!

Os sistemas educativos estão a ser pressionados de várias formas, nomeadamente a heterogeneidade do público que gravita nas escolas e a necessidade de incrementar regras que devem ser comuns a todos. Para além disso, os Sistemas Educativos não têm sabido dar respostas cabais às enormes discrepâncias produzidas entre o desenvolvimento económico e o não correspondente desenvolvimento humano. As diferenças têm gerado desigualdades entre Estados, logo o ritmo de desenvolvimento não é semelhante em todos os países.

O grande desafio dos Sistemas Educativos atuais é o de propiciar as ferramentas necessárias para uma aprendizagem ao longo da vida, onde o indivíduo potencie as suas capacidades e encontre o seu lugar como construtor da sociedade onde está inserido, sendo um cidadão ativo e participativo na sua comunidade.


Bibliografia:

CALLE, D. A., G.; DA SILVA, E. (2008). "Inovação no contexto da sociedade do conhecimento", in Revista TEXTOS de la CiberSociedad, Nº 8 -Temática Variada (Características da sociedade do conhecimento).

DELORS, J. (Coord.) (2005). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (9.ª Edição). Porto: Edições Asa.

RAMOS, C. (2001). "Tendências evolutivas das sociedades contemporâneas", in Os processos de autonomia e descentralização à luz das teorias de regulação social: o caso das políticas públicas de Educação em Portugal (Tese de Doutoramento). Monte de Caparica: FCT/UNL.

RAMOS, C. (2007). Aspetos contextuais dos Sistemas Educativos. Lisboa: Universidade Aberta.
UNESCO. (2001). UNESCO - Educação. Obtido em 05 de 04 de 2012, de UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura | Comissão Nacional da UNESCO - Portugal: http://www.unesco.pt/cgi-bin/educacao/programas/edu_programas.php
UNESCO, E. M. (Ed.). (2007). Education for All by 2015 - Will we make it? (2009, brasileira ed.). (S. Couto, Trad.) Paris, França: Conselho Editorial da UNESCO no Brasil - Comité para a área da Educação. Obtido em 01 de 04 de 2012, de http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001871/187129por.pdf






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